ENTREVISTA COM EAZY-E 2 MESES ANTES DE SUA MORTE

TRADUÇÃO : MARCUS VINICIUS TCC GANGSTA SONO
(clique ali para acessar seu perfil no orkut )

RP : Recentemente,você falou muito sobre inveja.


Eazy : Alguns talvez te odeiem,mas e quando você os odeia? Você destrói a si mesmo.
(Eazy-E tosse por um tempo.Após isso,ele coloca uma fita no toca-fitas)
Esta é uma das produções que eu venho fazendo.Eu estava pensando se essa seria uma boa faixa
pra mim e o Ren.

RP : Você fez essa faixa? Não sabia que você tinha produzido.

Eazy : Eu fiz vários sons no NWA.Toda essa merda velha.E não quero o crédito porque eu sou a empresa,
eu mesmo sou um artista,eu tenho um disco solo antes do fim do NWA,e eu estou no grupo (tosse).
Eu não quero crédito,pois cada um tem o seu ego.Estou sendo pago pra estar em um grupo e [para] me
apropriar da empresa,e ser um artista solo.Veja o que o Dre fez.Disse que eu e o Ren vínhamos com
uma idéia completa para um som.o Dre era bom em juntar tudo isso.Desse jeito,podemos idealizar uma
música,trabalhar com 4 ou 12 pequenas faixas,e Dre juntaria tudo;ele e o DJ Yella.

RP : De quais faixas do NWA você está falando,em particular ?

Eazy : "Findum,Fuckin' and Flee","She Swallowed It?" ;Eu e o Ren fizemos um monte de coisas.
"Approach To Danger",vários deles.Não lembro de todos.Muito material,você poderia dizer se
conhecia Dre e o seu estilo.Ele estava no NWA,mas Dre veio do Wrecking Crew,mas eu o chamei pra fazer
este outro tipo de música que eu queria fazer,a merda Gangsta,e o tirei do que ele estava fazendo.
Ice Cube era de CIA,e do Stereo Crew,e se você conhecia o estilo deles,eles eram como o Beastie Boys.
Eu juntei todos,e nós formamos o NWA,e eles mudaram seu próprio estilo.E eles começaram a gritar
"Compton" porque era nossa área,de onde a gente vinha:eu,Ren,e o Yella.

RP : Quer que eu coloque isso aqui ?

Eazy : Quero.Se eu tenho gente falsa comigo ou não.Mas quando Ice Cube saiu [do NWA],ele nunca mais
gritou "Compton".Ele começou a gritar "como sobreviver em South Central".Voce nunca mais ouve ele
gritar "Compton".Se você olhar o passado das pessoas e ver o seu estilo,você verá de onde elas realmente
vieram.Veja o passado delas e o que elas faziam no início.Dre,por exemplo,se você ouvir o estilo de
música dele do NWA pra agora,é totalmente diferente.Dre roubou esse estilo [G-Funk] do Cold 187um,
do Rhythm D e de mais algumas pessoas.Dre roubou material deles,do Above The Law,do Black Mafia Life,
"Never Missing a Beat"[Eazy tosse duas vezes,e depois,três vezes].São boas músicas.

RP : Então,qual é a sua idade ?

Eazy : Sou jovem.[tossindo]Simplesmente Jovem.Ninguém sabe o quanto.

RP : Pessoas dizem que você consegue o dinheiro para financiar a Ruthless Records,da venda de drogas.

Eazy : Elas podem falar,mas,seja de onde for sua origem,elas não podem provar.

RP : Como estão você e o Cube atualmente ? Está trabalhando com ele em alguma coisa ?

Eazy : Entre eu e ele,tá tudo certo.É só o que eu posso dizer.A gente sentou e conversou bastante.Eu
não tenho nada contra ele.

RP : O que você pensa a respeito de equívocos das pessoas,sobre a Ruthless Records ?

Eazy : Número um ? Que essa é minha empresa.Eu sou o único proprietário.Não há investidores,não há parceiros.
É minha empresa.

RP : Vendo o número de gravadoras de proprietários negros que tiveram sucesso,como você foi um dos primeiros ?

Eazy : Mesmo se elas são de um proprietário negro,elas foram financiadas por outras pessoas.Existem muitas
empresas,como Russell [Simmons],Uptown Records do Andre Harrel,Jimmy Jam e o selo de Terry Lewis.Você conhecia a
Motown ?

RP : Motown não é de proprietário negro.

Eazy : Mas antes,era.Eu disse,"você conhecia a Motown?"[risos]Jermaine Dupri está fazendo alguma coisa agora.
Sim,eu era um deles.Então,todos aqueles que se separaram de mim,alguns deles fizeram certo.

RP : Voltando aos equívocos ?

Eazy : Eu trato meus artistas muito bem.Todos eles,"ele me fode"? Então por que eu ainda estou fazendo dinheiro
sem eles?Se alguém me fode,eles não fariam um centavo sem mim.Dre saiu correndo,abriu a boca,e nada do que ele
disse era verdade.Tudo era falso.Eu ainda faço dinheiro sem ele,eu ainda tenho mais uns 5 anos pela frente.

RP : Então você está dizendo que se tivesse rasgado o Dre pra fora,os tribunais teriam deliberado no lado dele ?A papelada?

Eazy : É,os contratos e tudo,e eu trabalhei em um acordo com a Interscope.Eu dou ofertas justas aos meus artistas.
Eu os iniciei com 12 pontos,com uma escala para cada 500.000;Na publicação,uma divisão de 50-50.Hoje,a maioria das pessoas
tem 100% das publicações dos artistas.Conheço um monte de gente que têm vendido 4 milhões de cópias,e não têm visto
sequer um milhão de dólares.Isso não é um acordo.Não estou tentando dar qualquer grande avanço,porque isso é compensável.
Esse é o seu próprio dinheiro.Se você der um grande avanço,terá que pagar isso de volta,se você não vender o suficiente.